Webnário sobre exclusão escolar no contexto da pandemia tem inscrições abertas

“Como podemos enfrentar a exclusão escolar no contexto da pandemia?” é o tema do webnário promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O debate virtual ocorrerá no dia 25 de maio, das 16h às 17h30. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas até às 18h, do dia 24 de maio, no link https://forms.gle/rFEmtwXk6MtK1jGWA (veja as orientações no final do texto).

Mediadas pelo chefe da área de educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, as discussões terão a participação do presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, e de representantes do CNMP, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica, 1,5 milhão de jovens e crianças estavam fora da escola em 2017 e a taxa de abandono no 1º ano do Ensino Médio alcançou 7,8% dos estudantes naquele ano. A tendência, destaca o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, é de que esses problemas sejam ampliados, em razão da possível perda do vínculo de muitos alunos com as escolas, provocada pelas medidas de isolamento necessárias para o combate à pandemia da Covid-19.

Durante o evento virtual serão apresentados ainda detalhes de um acordo que prevê treinamentos a agentes públicos e gestores educacionais para incentivar a busca ativa dos estudantes que já não frequentavam ou deixarem de retornar à escola após o período de isolamento . Uma das ferramentas a ser utilizada nessa ação é a plataforma Busca Ativa Escolar. Desenvolvida pelo Unicef e entidades parcerias, ela possibilita a identificação, o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão e abandono.

Orientações gerais:
O link de acesso ao seminário será enviado, por e-mail, aos(às) inscritos(as), no dia anterior ou ainda no mesmo dia de realização do encontro. Para acesso ao seminário via computador é necessário que o interessado possua o navegador (browser) Google Chrome instalado. Se o acesso for realizado via celular/tablet, o participante precisa ter o aplicativo Google Meet instalado.

Texto: IRB