CNTPC participa do Fórum Nacional de Auditoria da Região Centro-Oeste


Vice-presidente, conselheiro Joaquim Alves De Castro Neto (TCM/GO), representou o Conselho no evento

Acontece nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira,10, em Goiânia (GO), o Fórum Nacional de Auditoria (Região Centro-Oeste), uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) para capacitar os servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil na utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) nos trabalhos de auditoria e fiscalização.


Na ocasião, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) foi representado pelo vice-presidente, conselheiro Joaquim Alves De Castro Neto (TCM/GO).


O Fórum reúne encontros técnicos de profissionais de controle externo de diferentes regiões do país para trocarem experiências e aprofundarem o debate sobre temas relacionados à auditoria do setor público, promovendo a troca de experiência e boas práticas.


O evento também visa analisar, na prática, cases de auditoria desde a fase de planejamento até o relatório e avaliar o impacto das alterações da Lei de Introdução ao Direito Brasileiro no processo de auditoria do setor público.


Programação
O evento acontece no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO) e aborda temas como a Implantação das Normas Internacionais de Auditoria no Brasil: contexto histórico”, com palestra do conselheiro Inaldo da Paixão (TCE/BA) e vice-presidente de Auditoria do IRB; Estrutura das Normas da INTOSAI (ISSAI) e estrutura das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) com Nelson Nei Granato Neto, analista de controle externo do TCE/PR e gerente de desenvolvimento e políticas.


Também faz parte da programação o tema Auditoria de conformidade e Responsabilização de agentes públicos, que será apresentado por Rodrigo Damasceno, Inspetor de Controle Externo do TCE/PR; Princípios Fundamentais da Auditoria de Conformidade – NBASP400 (ISSAI400) com Crislayne Cavalcante, analista de controle externo do TCE/PR e coordenadora do IRB; estudo de caso: “Auditoria passo-a passo: planejamento e documentação dos trabalhos e sua aderência à NBASP 100 e 400” será o tema abordado por Marcel Lanteri Pierezan, gerente de fiscalização da 4ºICE do TCE/PR e Filipe Flesh, analista de controle externo do TCE/PR. A programação ainda conta com Estudo de caso: Auditoria de conformidade no TCE/GO; e Estudo de caso: Auditoria de conformidade no TCM/GO e uma mesa de discussão com secretários e membros do controle externo.